RSS

Blog

Artistas que trabalham com cianotipia #2


Já conhecem o trabalho da Meghann Riepenhoff? Esta artista utiliza o processo de cianotipia para captar imagens do mundo natural usando elementos como areia, lodo, sal, água do mar, neve entre outros. "Time, weather, and movement are always embedded in the final image," diz a artista. "If a print was placed in wild surf, it'll be covered in splashes of salt-spray whites and aquatic blues. But photos created in a pool will have a smooth wash."

Uma impressão pode demorar 4 horas a desenvolver-se ou até uma semana. As imagens podem realmente mudar ao longo do dia, ficando mais claras quando expostas ao sol intenso e ficam mais escuras  à noite. Algumas podem desenvolver sal ou ferrugem. Uma vez que a artista não usa a lavagem para processar a imagem na totalidade, estas podem continuar a desenvolverem-se ao longo do tempo.

Aqui está uma entrevista dada pela artista acerca do seus trabalhos.

 

 

Para ver mais trabalhos da Meghann clica aqui.

Artistas que trabalham com cianotipia #1

Decidimos criar esta pequena rúbrica para partilhar alguns trabalhos de artistas que veêm na cianotipia o seu meio de expressão. Vamos começar com a fotógrafa e artista visual Emma Powell que utiliza a cianotipia para criar paisagens oníricas que remetem para o surrealismo do século XX. A sua base de trabalho são as suas próprias experiências de insónia enquanto criança. A tonalidade obtida através das suas viragens com vinho fazem com que os seus cianótipos sugiram um tempo alternativo entre o sono e a vígilia. Depois de as desenvolver, Emma edita digitalmente suas fotografias para melhorar ainda mais os efeitos idiossincráticos do processo de cianotipia. 

Eis algumas das suas imagens:

Para ver o seu projecto completo "In search of sleep" clique aqui

Uma Páscoa diferente

 

Vamos fazer uma Páscoa diferente? 

Tanto este ano como no ano passado toda a nossa vida tem sido diferente e a Páscoa não é excepção. Contudo, virus à parte, as épocas festivas são excelentes exemplos para darmos largas à nossa criatividade. Posto isto, a nossa proposta para este ano é inovarmos um pouco a nossa mesa de Páscoa e surpreender a família com uns ovinhos azuis. É uma oportunidade de ser criativo e passarmos algum tempo com os mais novos a fazer uma actividade diferente. O que dizem? Vamos a isso?

 Então...

Passo 1 – Cobre o interior das cascas de ovos com solução de cianotipia. Nós usámos duas camadas de cianotipia para que a solução ficásse mais grossa. Ou seja, pintámos uma vez, deixámos secar e voltámos a pintar. Deixar secar durante pelo menos 24 horas num local escuro.

Passo 2 – Expor as cascas de ovos ao sol. Nesta altura devemos colocar os objectos que queremos imprimir na casca dos ovos, por exemplo flores, penas, folhas, etc. Deixar ao sol durante 30 minutos no mínimo. Consoante a altura do ano o tempo pode variar. Num dia de verão ou de sol forte 30 minutos são suficientes mas num dia nublado ou de inverno pode demorar mais de um dia. 

Passo 3 - Lavagem. Depois de 30-45 minutos retire as cascas de ovos do sol, tire os objectos, e coloque as cascas num pequeno recipiente com água. Nós também lavámos suavemente o interior de cada casca sob água corrente depois de encharcá-los cerca de 10 minutos. O azul brilhante persiste durante algumas horas, mas depois acaba por desaparecer à medida que as cascas secam. Note que se deixar demasiado tempo na água o azul acaba por desaparecer por completo. 

Nós também imprimimos uma imagem de cianotipia na parte externa da casca de ovo. O produto químico segurou-se sobre a casca quando escovámos, e expôs bem, mas assim que chegou à parte da lavagem, a solução química saiu por completo. 

Uma dica para obter um azul mais brilhante é mergulhar as cascas em vinagre durante algum tempo após a lavagem.

 

E então? Ficaram com vontade de experimentar? Porque não fazer desta Páscoa uma Páscoa diferente? Mais azul...

Como fazer Cianotipia

Cianotipia e crianças