RSS

Blog

Cadernos feitos à mão

Gostavas de saber como fazer um caderno personalizavel? Estás com falta de ideias para usares a cianotipia? Ou simplesmente gostavas de fazer um presente original para aquela tua amiga especial? Estás no sítio certo! Hoje vamos ensinar-te a fazer um caderninho personalizável. Tudo o que precisas é de folhas brancas (neste caso usámos A5 mas também podes usar A4 consoante o tamanho que queiras), um cianótipo (pode ser qualquer outra folha com uma gramagem grossa para a capa), uma agulha, linha, molas, um lápis, régua e um pico de picotagem. Depois podes revistir a capa como preferires usando jornais, revistas, folhas secas, tesoura e cola. Então o primeiro passo é juntar as folhas todas (a capa e depois as folhas brancas) segurando com molas para que não saiam do sítio. Depois medimos as folhas a meio e dividimos em cinco como mostra a imagem. Seguidamente, com o pico, fazemos os cinco furos. Com a agulha e a linha vamos preencher os buraquinhos, começando pelo meio, deixando um pedaço de linha da parte de dentro. No final damos um nó na linha e cortamos o excesso. Tiramos as molas e fazemos pressão dobrando o caderno ao meio para ganhar forma. E pronto. Está feito. Agora é decorar a capa a gosto. Vamos experimentar? Vê o video nas nossas stories do instagram em @mariaazulcianotipia.

Nova data para workshop de Introdução à cianotipia

Descrição: O workshop de Introdução à cianotipia pretende dar a conhecer este processo alternativo de impressão fotográfica que remonta o séc XIX, bem como capacitar os formandos para executar este processo de forma autónoma.
 
Programa:
-Introdução à cianotipia;
-Anna Atkins e o contexto histórico do processo;
-O processo de cianotipia;
-Construção de um negativo em Photoshop;
-Construção de um fotograma;
-Testes de exposição;
 
Horário:
Domingo (30 de Agosto): 10:00-13:00
 
Local: Quinta dos Grilos
Rua Almada Negreiros, nº14 2790-304 Queijas
 
Público: Tendo em conta a simplicidade técnica deste processo, qualquer pessoa que tenha curiosidade ou que pretenda desenvolver mais o seu lado criativo pode participar, sem conhecimentos prévios em fotografia.
 
Material: Para a realização deste workshop os inscritos devem enviar uma imagem que queiram ver impressa em cianotipia até três dias úteis antes da realização do mesmo. Os que não o fizerem utilizarão imagens disponibilizadas pela formadora. Podem também levar objectos translúcidos ou flores secas para a realização do fotograma (não é obrigatório).
Os químicos e o material de impressão, estão incluídos.
 
Preço: 40€
TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA: PT50 0007 0624 0008 4870 00719 (Novo Banco). Pedimos que envie o comprovativo de pagamento para geral@mariaazul.pt
MBWay para +351 911880157
 
O workshop só irá ser realizado se atingir o número mínimo de participantes.
 
USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA. Disponibilizamos desinfectante para as mãos!
Fomos publicados no Parallax Photographic Coop!

Cianotipia passo-a-passo

Cianotipia - Viragens com chá verde


Já por diversas vezes nos perguntaram se a cianotipia era sempre azul, se não dava para ter outra cor e aqui está a resposta! Não! A cianotipia por norma é azul, daí a sua etimologia (ciano+tipia), mas pode adquirir outras tonalidades consoante o banho de paragem que usarmos. Esta imagem em particular foi feita recorrendo ao uso de chá verde em vez de água mas os resultados são variados e imprevisiveis. Tudo depende do tipo de papel, da quantidade de chá que usamos, do tempo em que está na solução, etc. E além disso podemos usar outros banhos obendo diferetes tonalidades. Alguns exemplos: chá preto, café, água oxigenada, vinagre, acetato de chumbo, amónia, entre outros. O melhor é mesmo fazer experiências e registar os resultados. Vamos pôr mãos à obra?