Quais as diferenças e semelhanças entre os processos de Cianotipia e de Van Dyke? Para começar, ambos são processos alternativos de impressão fotográfica e ambos foram descobertos na mesma altura, em 1842, pelo mesmo cientista Sir John Herschel. Quanto à cianotipia, se ainda não sabes o que é, clica aqui para aprenderes mais. Quanto ao Van Dyke, é um processo de impressão que utiliza sais de ferro e sais de prata que reagem à luz ultravioleta para produzirem uma imagem em tons de castanho. O nome Van Dyke foi dado em homenagem ao pintor Anthony van Dyck já que produz imagens em tons de preto, sépia e castanho tais como na sua palete.
Portanto, quanto às semelhanças, ambos os processos utilizam citrato de ferro amoniacal na sua composição, ambos foram descobertos por Herschel e ambos reagem à luz ultravioleta.
Quanto às diferenças, o processo de Van Dyke é um pouco mais tóxico que a cianotipia, uma vez que utiliza sais de prata na sua composição; é um processo que implica o uso de fixador, ao contrário da cianótipia que apenas necessita de ser lavada em água; e, finalmente, é um processo limitado no que toca ao controlo dos níveis de contraste.
Se tiveres alguma dúvida ou quiseres saber mais, deixa nos comentários. Diz-nos se já experimentaste ambos os processos e qual preferes :)

O dia mundial da cianotipia comemorou-se no passado dia 24 de Setembro. No mapa podemos ver os países que aderiram a este evento cujo tema era "enlighten" e claro, nós também quiseremos pintar de azul o nosso Portugal aqui do mapa. Podem ver quais os países que aderiram ao evento (são os que estão assinalados a azul), foram mais de 300 participações de 38 países e podem ver todas as imagens no site do Alternative Photography, 

