RSS

Blog

Dia mundial da fotografia

Serviços de Cianotipia

Tem uma fotografia sua que gostaria de ver impressa em cianotipia? Não quer perder tempo a procurar o presente ideal para oferecer àquela pessoa especial? Deixe isso connosco! Basta enviar em e-mail para encomendas@mariaazul.pt com uma fotografia em formato jpg, png, psd ou Tiff que tenha qualidade (preferencialmente a preto e branco) e nós imprimimos manualmente a sua imagem em canotipia e enviamos por correio. O preço é de 15€, tamanho A4 e papel de qualidade. Pode escolher os acabamentos como se tem ou não moldura branca, pinceladas irregulares ou nalguma forma especifica entre outras opções.   

Como fazer um catavento


Tens alguns restinhos de cianotipia que não sabes o que fazer com eles? Queres aprender a fazer um catavento? Esta é uma maneira gira e prática de aproveitares esses restos e ainda usares a imaginação. Vamos lá então. Primeiro precisas de um pedaço de papel quadrado. Precisas também de cola, uma tesoura, pionés, um pedaço de madeira fininho e ainda um martelo. A primeira coisa a fazer é dobrar o papel em dois triângulos, verticalmente opostos como mostra a imagem. 

De seguida, cortamos os quatro cantos até meio do papel. Ficando com o nosso quadrado como mostra na última imagem de cima. Seguidamente colocamos um pouco de cola em cada extremidade com espaçamento de uma, isto é, colocamos numa esquina, na seguinte não colocamos, na outra voltamos a colocar e assim sucessivamente. No final ficamos com quatro pontas com cola e quatro pontas sem cola. 

O passo seguinte é juntar as quatro pontas que têm cola no centro e fazer pressão para que fiquem juntas. Depois é só esperar que seque e finalmente colocamos o nosso pioné. Com a ajuda do martelo ligamos o nosso catavento ao pedaço de madeira. 

E já está... temos o nosso catavento pronto, agora é só colocá-lo ao vento! Seja a enfeitar num vaso de plantas, seja na relva, seja dentro de casa, no quarto dos miúdos. Ideias não faltam! Aproveitem!

 

Como fazer um negativo em Photoshop

Uma vez adquirido o nosso Kit de cianotipia, não tens de te cingir apenas aos negativos que te fornecemos, muito pelo contrário! Nós queremos é que tu sejas autónomo e construas os teus próprios fotogramas ou fotografias. Para isso vamos ensinar-te a fazer um negativo usando o Adobe Photoshop. Primeira coisa a fazer é abrires a tua imagem no programa. 

 

 

De seguida transformar a imagem em Preto e branco. Existem várias formas de fazer este processo, nomeadamente no Adobe Lightroom antes de importar a imagem mas deixamos isso ao critério do leitor. Voltando ao photoshop seleccionamos a opção Image > Adjustments > Black and White.

 

 

 Agora que já temos a nossa imagem a Preto e Branco, vamos transformar a imagem em negativo fazendo Adjustments > Invert.

 

 

Note que esta acção deve ser feita sobre o layer da imagem e não dos Adjustments anteriormente feitos caso contrário estará a inverter a máscara e não a imagem pretendida. Muito bem, temos então algo como isto:

 

De seguida iremos maximizar o contraste por modo a termos um azul e branco mais contrastado do mesmo modo que teríamos um preto e branco mais contrastado. Repetimos que existem várias maneiras de fazer este processo pelo que esta forma é apenas uma dica. Vamos então a Adjustments > Brightness/Contrast e puxamos ligeiramente o contraste conforme o resultado pretendido. Uma maneira mais precisa de realizar este procedimento é através de Adjustments > Curves. E pronto, temos o nosso negativo pronto. Podemos ainda invertê-lo lateralmente para garantir que a imagem fique mais nítida, uma vez que o lado impresso do acetato fica directamente em contacto com a emulsão, no entanto não é obrigatório. Finalmente imprimimos o nosso negativo em papel de acetato e estará pronto a ser utilizado.

Cisnes em Origami

Existe imensas coisas giras que se podem fazer com cianotipia. Como a cianotipia pode ser usada tanto em tecidos orgânicos como em papel, tudo o que pudermos fazer com estes materiais é válido também para a cianotipia. Hoje trazemos uma ideia simples que é usar o origami para dar asas à imaginação... Vamos lá então aprender:

 

Esta figura em especifico, o cisne, é bastante fácil. Vamos lá ver passo-a-passo. Para começar precisamos de uma folha quadrangular. Para isso vamos umar uma folha que já tinhamos impressa em cianotipia e transformá-la num quadrado, como vemos nas figuras.

 

 

De seguida, pegamos num dos bicos e dobramos as partes de fora para dentro desde que tenham a mesma ponta em comum. Repetimos o processo outra vez utilizando a mesma parte bicuda. De seguida dobramos essa parte para trás e finalmente dobramos um bocadinho da ponta de forma a termos o bico. 

 

E já está... Dificil?